11-18/jun - Discussões.
Modo de realização do projeto
- O trabalho é para ser realizado por grupos de dois alunos, em princípio dois alunos pertencentes ao mesmo turno prático. [No programa da disciplina, diz-se que um dos objetivos é desenvolver hábitos de trabalho em grupo.]
- Em algumas situações raras, que têm de ser previamente autorizadas por AMD e requerem uma boa justificação, poderá existir algum grupo com apenas um aluno. [O normal para um projeto com um único autor é ser ignorado e não corrigido.]
- No caso de o desejarem, estão automaticamente autorizados a fazer grupo sozinhos, sem ser preciso perguntar: alunos Erasmus; alunos com o estatuto formal de trabalhador estudante; alunos com o estatuto formal ENEE; alunos inscritos a 6 ou mais disciplinas.
- Não se proíbem grupos com dois alunos de turnos diferentes, mas esses alunos têm de aceitar o seguinte: sair de livre vontade duma aula prática onde já não caibam (limite: 28 alunos). Um aluno pode ocupar uma mesa sozinho ou trazer um colega de outra turma, mas só se existir espaço. Note que dois alunos de grupos diferentes não podem partilhar a mesma mesa, porque isso implicaria que podiam ver o código um do outro.
- Não está previsto um trabalho ser entregue por três ou mais alunos. É completamente proibido. O trabalho não seria corrigido.
- Se, num grupo de dois alunos, algum desistir a meio do projeto, a situação terá de ser discutida pessoalmente com AMD para se encontrar uma solução. Contudo, a solução nunca será formar um grupo de três ou mais alunos.
- Para aumentar a produtividade, algumas partes podem ser implementadas em
paralelo pelos dois elementos de um grupo, se cada elemento tiver um computador
disponível. Por exemplo, cada elemento do grupo poderá trabalhar na sua própria casa.
- O trabalho visa aplicar os métodos e as técnicas ensinadas na disciplina. Assim,
durante a execução do trabalho é conveniente consultar as notas de apoio deste ano e os exercícios das aulas práticas.
Nomes dos grupos
Cada grupo é identificado no Mooshak pelos números dos alunos constituintes, colocados por ordem crescente e ligados por um "_" (um sublinhado).
Por exemplo, o nome do grupo constituído pelos alunos 999999 e 123456 é:
Um grupo que tenha apenas um aluno é identificado pelo número desse aluno.
Se você não seguir esta regra, o Mooshak não se queixará. Mas depois, o script final que atribui notas individuais não conseguirá reconhecer os alunos e estes são tratados como se não tivessem entregue o trabalho. Só depois dos alunos reclamarem é que o caso será descoberto e tratado. Exemplos de identificações INVÁLIDAS: "123456-99999", "123456 999999", "a123456_999999", "999999_123456".
- Registo - Inscreva aqui o seu grupo (vai precisar de selecionar o item ALUNOS). Alguns segundos depois receberá por e-mail a password do grupo, assumindo que forneceu um endereço válido.
[A mensagem com a password poderá ir parar à sua caixa de spam, mas é raro isso acontecer. Proteja bem a sua password.]
A maioria dos testes de avaliação do Mooshak será conhecida previamente. Mas não todos, pois alguns só serão divulgados e instalados no Mooshak depois do prazo de entrega do trabalho.
Teste o seu programa usando os princípios estudados na teórica 07. Um grupo que teste o seu programa de forma mais exaustiva, espera-se que obtenha uma nota um pouco melhor do que um grupo que não o faça.
A última submissão do seu grupo será aquela que é usada na avaliação. Para ser considerada na avaliação, precisa de passar pelo menos um dos testes do concurso (isto é, obter o mínimo de 1 ponto).
Caso você tenha algum acidente com a última submissão, poderá indicar a AMD (o prof. das teóricas) uma submissão mais antiga para avaliar, mas espera-se que isto seja muito raro.
Depois do prazo de entrega, os testes iniciais são trocados por testes mais completos e serão esses testes que contam para a nota.
Teste muito bem o seu programa, para ajudar a garantir que tem poucos erros. Quem testar bem o programa, para todas as situações imagináveis, em princípio conseguirá melhor nota.
Avaliação
Eis como a nota será calculada:
- O Mooshak testa com detalhe as funcionalidades mais importantes do programa, e atribui pontos que correspondem a 12 valores da nota.
- A parte da qualidade do código é avaliada manualmente e contribui com um valor de 8 valores.
A apreciação da qualidade, inclui pelo menos estes elementos:
- Boa organização, clareza e simplicidade das ideias programadas.
- Uso correto da metodologia de programação que se aprendeu (baseada em TADs), em particular com respeito absoluto pelo principio da separação de responsabilidades entre as diversas componente. (A nota da qualidade poderá ser abaixo de zero se não se seguir a metodologia de todo.)
- Evitar a ocorrência de ineficiências absurdamente exageradas.
- Nos ficheiros ".h", todos os protótipos deverão ter um comentário, e é essencial indicar as precondições corretas, no caso de existirem.
Duas fases
Há duas fases de entrega do trabalho (em duas datas diferentes), mas os detalhes não são agora divulgados.
Ainda não há a certeza de qual o peso relativo de cada fase na nota, mas pode garantir-se que a 1ª fase terá um peso igual ou maior do que 50%.
Discussões dos projetos
- Os detalhes da realização das discussões não são agora divulgados.