Concurso
de Programação da Nova
Apoio:
2ª volta
-
Pontuação das equipas após 2ª volta:
- Caparica Jellyfish -- 14
- Caparica Lions -- 11
- Caparica Eagles -- 6
-
Clique aqui
para mais informações sobre a 2ª volta
- Problemas da 1ª volta:
A,
B,
C,
D,
E.
Nome da equipa
|
Elementos
|
Null Pointer Exception |
André Costa, Diogo Rodrigues, Miguel Ricardo |
Caparica Jellyfish |
Paulo dos Santos, Frederico Palma, João da Nóbrega |
Caparica Lions |
Jose Carlos Santos, Ricardo Gonçalves, André Mourão |
F.O.R. TEAM |
Oscar Fasero, Ricardo Noguês, Filipe Afonso |
Segmentation Fault Dream |
André Gil, Alexandre Mendonça, José Pereira |
Caparica_Mosquitozz |
António Albuquerque, Marcos Bento, Joana Lopes |
Caparica_Eagles |
Carlos Rodrigues, Francisco Lourenço, Tiago Palma |
Caparica Magoos |
Luis Teixeira, João Jorge, José Fernandes Alves Júnior |
Caparica Wasps |
Sandro Domingues, João Taborda, Paulo Figueiredo |
Void |
Ludovico Lopes, Ivo Jesus, Sergio |
Caparica_Snakes |
Ricardo Besteiro e Silva, Tarquínio Mota, Afonso Cordeiro |
Passarões |
Mário Pereira, Pedro Matos da Silva, André Castro |
!AKY |
António Oliveira, Pedro Marques da Silva, Nelson Patrão |
ONI One |
André Coimbra, Edgar Sousa, João Oliveirinha |
Instruções para a inscrição no concurso público
para as equipas externas à Faculdade:
- Para participar no concurso público, os concorrentes devem inscrever-se
no sistema, indicando o nome da equipa (sem espaços e sem sinais diacríticos),
o grupo e o endereço de email de contacto.
- O grupo serve para identificar a escola a que os concorrentes pertencem.
O sistema contém grupos para algumas das universidades e institutos politécnicos.
Se faltar algum, por favor avisem-nos (ja@di.fct.unl.pt) que nós prontamente
acrescentaremos. Há um grupo "Outros" para os concorrentes que prefiram não
indicar a sua instituição.
- Depois da inscrição, o sistema envia uma mensagem para o endereço indicado,
juntamente com a password. De posse do nome da equipa e da password, os concorrentes
podem fazer login no sistema.
- Links para o concurso público.
1ª volta
Pontuação das equipas após a 1ª volta
- Caparica Lions -- 5
- Caparica Jellyfish -- 4
Sobre o CPN
O Concurso de Programação da Nova 2003 visa seleccionar as equipas da FCT/UNL
à Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP), que por sua vez serve
de treino para as equipas representantes de Portugal na Southwestern Europe
Regional ACM Programming Contest (SWERC).
A prestigiada instituição americana "Association for Computing Machinery"
(ACM) promove anualmente a realização do "The
ACM International Collegiate Programming Contest" (ACMICPC), um concurso mundial
de programação envolvendo equipas de alunos universitários. Este tipo de evento
teve início em 1970 como um concurso local, no estado do Texas e, entretanto,
cresceu de forma quase exponencial, quer no número de universidades participantes,
quer no número de países envolvidos. No ano de 2001 estiveram envolvidas cerca
de 3082 equipas, de 1300 universidades, de 67 países, participantes em 30 concursos
regionais repartidos por 96 localizações. Destes concursos, apuraram-se 62 equipas
para a final mundial que se realizou em Março de 2002 em Honolulu, Hawaii.
A Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP) é um concurso para estudantes
universitários que proporciona uma oportunidade para estes demonstrarem, e melhorarem,
os conhecimentos e capacidades de resolução de problemas. Além do convívio que
uma competição como esta proporciona, o concurso constitui também uma excelente
oportunidade para estabelecer novos contactos.
O concurso é disputado por equipas com (no máximo) 3 elementos e envolve uma
prova de programação de 5 horas para resolução de 8 a 9 problemas com recurso
às linguagens de programação C, C++, Java ou Pascal.
No Concurso de Programação da Nova, CPN, todas as equipas são de três elementos,
a duração da prova é três horas e há cinco problemas para resolver. As linguagens
são as mesmas da MIUP.
A participação no CPN está aberta a todos os estudantes da FCT/UNL.
Índice
1. Formulário de inscrição
2. Comissão organizadora
3. Comissão Científica
4. Regulamento
4.1 Composição da equipa
4.2 Ambiente de Trabalho
4.3 Concurso e Problemas
4.4 Classificação
3.5 Prémios
3.6 Observações
O prazo para inscrição termina no dia 1 de Outubro às 12 horas.
Atenção: este formulário é só para equipas da FCT/UNL
Mais informações
- MIUP 2002
- SWERC 2002
- Equipas cegas! Se queres participar, mas não tens parceiros, nós arranjamos:
basta enviar os teus dados de identificação (nome, número de
aluno, curso e ano) para ja@di.fct.unl.pt
Comissão Organizadora
- Pedro Guerreiro (Coordenador)
- Margarida Mamede (Coordenadora da Comissão Científica)
- Ana Moreira
- Ana Paula Maldonado
- Artur Miguel Dias
- Fernando Brito e Abreu
- João Araújo
- João Leite
- Luís Caires
- Miguel Goulão
- Nuno Preguiça
- Pedro Medeiros
Comissão Científica
- Ana Paula Maldonado
- Artur Miguel Dias
- João Leite
- Margarida Mamede
- Nuno Preguiça
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Regulamento
Composição da Equipa
- Uma equipa é constituída por 3 participantes.
- Um estudante é considerado "elegível" para participante se estiver inscrito
numa licenciatura da FCT, no ano lectivo de 2002-2003.
Ambiente de Trabalho
- Cada equipa terá direito a apenas um computador, equipado de maneira semelhante
a todas as outras equipas.
- Cada equipa terá acesso aos compiladores de C, C++, Java e Pascal.
- Os programas deverão residir num ficheiro isolado e deverão obedecer às
normas standard (ANSI-C ou ISO-Pascal). Será permitido o uso de STL no C++
e das packages de classes habituais do Java.
- Todos os computadores estarão equipados com o sistema Linux (distribuição
Red Hat 7.2 com Gnome).
- Serão instalados os editores de texto mais populares do Linux (emacs, vim,
joe, jed, etc).
- As equipas poderão levar todo o tipo de material escrito, mas não material
em suporte informático ou calculadores de bolso.
Concurso e Problemas
- O concurso tem a duração de 3 horas.
- No início do concurso, são apresentados aos concorrentes 5 problemas de
programação;
- Os problemas são inventados pela comissão científica.
- Os problemas são inéditos.
- Dentro do possível, os problemas irão evitar a dependência duma área de
conhecimento em particular ou de uma determinada linguagem;
- Os enunciados dos problemas serão dados em inglês;
- Quando uma equipa tiver uma proposta de solução dum problema, submete-a
ao júri do concurso, que a avalia, dizendo se está certa ou errada. As submissões
erradas serão marcadas como tendo ocorrido: "compile time error", "run-time
error", "time-limit exceeded", "wrong answer", "presentation error" ou "contest
rule violation";
- A avaliação das submissões será feita por um sistema de avaliação automático
cujo resultado será posteriormente confirmado por um júri constituído por
membros da Comissão Científica;
- Se houver dificuldades no andamento das provas o presidente do júri poderá
estender o seu tempo de realização.
Classificação
- O concurso de programação da Nova tem duas provas. A primeira decorrerá
no dia 7 de Março. A segunda será em finais de Setembro.
- Em cada prova as equipas serão pontuadas como na Fórmula
1:
- 1ª classificada: 10 pontos
- 2ª classificada: 8 pontos
- 3ª classificada: 6 pontos
- 4ª classificada: 5 pontos
- 5ª classificada: 4 pontos
- 6ª classificada: 3 pontos
- 7ª classificada: 2 pontos
- 8ª classificada: 1 ponto
- A classificação final é a soma das classificações nas duas provas.
- Só são classificadas as equipas que estiverem presentes na segunda prova.
- Na prova de Setembro, um dos elementos da equipa pode ser diferente, mas
não mais do que um.
- As equipas são classificadas de acordo com o número de problemas resolvidos.
Desempata-se pelo número total de problemas resolvidos e depois pelo tempo
total de submissão (mais problemas, melhor; menos tempo, melhor).
- O tempo dum problema é igual ao tempo passado desde o início do concurso
até à sua submissão correcta mais uma penalização de 20m por cada submissão
errada para esse problema.
Prémios
- Os prémios serão em cheques-livro:
- 150 euros em livros para cada elemento da equipa vencedora;
- 100 euros em livros para cada elemento da equipa classificada em segundo
lugar;
- 50 euros em livros para cada elemento da equipa classificada em terceiro
lugar.
- Os prémios serão entregues em Setembro, após a segunda volta.
- As três primeiras equipas representarão a FCT na MIUP2003, que se realiza
em Outubro, na Universidade do Minho (Braga ou Guimarães).
- Dessas três, as duas mais bem classificadas na MIUP2003 representarão a
UNL na SWERC2003 que se realiza em Novembro, em Paris.
Observações
- Quebra das regras e má conduta podem resultar na desclassificação duma
equipa.
- O presidente do júri decidirá sobre as situações imprevistas ocorridas
durante o concurso.
- Não há recurso das decisões do júri do concurso.
Nota: O CPN usa um sistema de gestão de concursos com avaliação automática,
chamado Mooshak. Este sistema foi desenvolvido pelo Professor José Paulo Leal
do Departamento de Ciências de Computadores, da Faculdade de Ciências da Universidade
do Porto.