Concurso de Programação da Nova 2004

 


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Treino Público Pós-CPN 2004

Este treino público, pós-Concurso de Programação da Nova 2004, destina-se tanto a concorrentes que tenham participado no concurso oficial, como ao público em geral. Os problemas propostos são exactamente os do concurso oficial. Entre aqui.

Novidades

Briefing antes da prova, às 15h no anfiteatro 128.
Entrada na sala às 15:30. Início da prova às 16h.
O nosso concurso também será usado como prova local oficial na Universidade do Porto.

Instruções para concorrentes externos: aqui.

Para acompanhar a evolução da prova online, clique aqui.

Aspectos práticos sobre a resolução dos problemas do concurso: aqui.


Sobre o CPN

O Concurso de Programação da Nova 2004 visa seleccionar as equipas da FCT/UNL à Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP), que por sua vez serve de treino para as equipas representantes de Portugal na Southwestern Europe Regional ACM Programming Contest (SWERC).

A Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP) é um concurso para estudantes universitários que proporciona uma oportunidade para estes demonstrarem, e melhorarem, os conhecimentos e capacidades de resolução de problemas. Além do convívio que uma competição como esta proporciona, o concurso constitui também uma excelente oportunidade para estabelecer novos contactos.

O concurso é disputado por equipas com (no máximo) 3 elementos e envolve uma prova de programação de 5 horas para resolução de 8 a 9 problemas com recurso às linguagens de programação C, C++, Java ou Pascal.

No Concurso de Programação da Nova, CPN, todas as equipas são de três elementos, a duração da prova é três horas e há cinco problemas para resolver. As linguagens são as mesmas da MIUP.

A participação no CPN está aberta a todos os estudantes da FCT/UNL.

A participação no concurso externo da CPN, via www, está aberta a estudantes de outras universidades. A partir das 9 horas de quinta-feira, dia 25 de Março poderão inscrever-se no servidor do concurso. A organização do CPN saúda os nossos visitantes, a quem desde já deseja as maiores felicidades na prova.

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Datas Importantes

Data da 1ª volta: 26 de Março

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Exemplos de Problemas

  • 1ª volta de 2003: A, B, C, D, E

Regulamento

Composição da Equipa

  • Uma equipa é constituída por 3 participantes.
  • Um estudante é considerado “elegível” para participante se estiver inscrito numa licenciatura da FCT no ano lectivo de 2003-2004.

Ambiente de Trabalho

  • Cada equipa terá direito a apenas um computador, equipado de maneira semelhante aos de todas as outras equipas.
  • Cada equipa terá acesso aos compiladores de C, C++, Java e Pascal.
  • Cada programa submetido deve residir num único ficheiro.
  • Os programas deverão obedecer às normas standard (ANSI-C ou ISO-Pascal), sendo permitido o uso da STL no C++ e das packages de classes habituais do Java.
  • Todos os computadores estarão equipados com o sistema Linux.
  • Serão instalados os editores de texto mais populares do Linux (emacs, vim, joe, jed, etc.).
  • As equipas poderão levar todo o tipo de material escrito, mas não material em suporte informático ou calculadoras de bolso.

Concurso e Problemas

  • O concurso tem a duração de 3 horas.
  • No início do concurso, são apresentados aos concorrentes 5 problemas de programação;
  • Os problemas são inventados pela comissão científica.
  • Os problemas são inéditos.
  • Dentro do possível, os problemas irão evitar a dependência duma área de conhecimento em particular ou de uma determinada linguagem;
  • Os enunciados dos problemas serão dados em inglês;
  • Quando uma equipa tiver uma proposta de solução dum problema, submete-a ao júri do concurso, que a avalia, dizendo se está certa ou errada.
  • As submissões erradas serão marcadas como tendo ocorrido: "compile time error", "run-time error", "time-limit exceeded", "wrong answer", "presentation error" ou "contest rule violation";
  • A avaliação das submissões será feita por um sistema de avaliação automático cujo resultado será posteriormente confirmado por um júri constituído por membros da Comissão Científica;
  • Se houver dificuldades no andamento das provas o presidente do júri poderá estender o seu tempo de realização.

Classificação

  • O concurso de programação da Nova tem duas provas: a primeira decorrerá no dia 26 de Março e a segunda em finais de Setembro, em data a anunciar.
  • A prova de Setembro poderá ser organizada por outra universidade.
  • Em cada prova as equipas serão pontuadas como na Fórmula 1:
    • 1ª classificada: 10 pontos
    • 2ª classificada: 8 pontos
    • 3ª classificada: 6 pontos
    • 4ª classificada: 5 pontos
    • 5ª classificada: 4 pontos
    • 6ª classificada: 3 pontos
    • 7ª classificada: 2 pontos
    • 8ª classificada: 1 ponto
  • A classificação final é a soma das classificações nas duas provas.
  • Só pontuam as equipas que resolverem pelo menos um problema.
  • Se o número de equipas com pelo menos um problema resolvido for inferior ou igual a quatro, as pontuações a atribuir serão 5, 3, 2 e 1, respectivamente para a primeira, segunda, terceira e quarta equipa.
  • Só são classificadas as equipas que estiverem presentes na segunda prova.
  • Na prova de Setembro, um dos elementos da equipa pode ser diferente, mas não mais do que um.
  • Em cada prova as equipas são classificadas por ordem decrescente de número de problemas resolvidos, desempatando por ordem crescente de tempo total de submissão.
  • O tempo de submissão de um problema é igual ao tempo passado desde o início do concurso até à sua submissão correcta mais uma penalização de 20m por cada submissão errada para esse problema.

Prémios

  • As três primeiras equipas representarão a FCT na MIUP2004, que se realizará em Outubro, na Universidade Nova de Lisboa (Monte da Caparica).
  • Dessas três, as duas mais bem classificadas na MIUP2004 representarão a Universidade Nova de Lisboa na SWERC2004 que se realiza em Novembro, em Paris, desde que atinjam resultados mínimos (a estabelecer mais tarde).
  • Haverá outros prémios.

Observações

  • Quebra das regras e má conduta podem resultar na desclassificação duma equipa.
  • O presidente do júri decidirá sobre as situações imprevistas ocorridas durante o concurso.
  • Não há recurso das decisões do júri do concurso.

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Comissão organizadora


Comissão científica

  • Margarida Mamede
  • Ana Paula Maldonado
  • Jorge Cruz
  • Michel Wermelinger
  • Nuno Preguiça

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Comissão técnica

  • Artur Miguel Dias
  • João Araújo
  • José Pacheco
  • Miguel Goulão
  • Nuno Preguiça

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Informações

O CPN usa um sistema de gestão de concursos com avaliação automática, chamado Mooshak. Este sistema foi desenvolvido pelo Professor José Paulo Leal do Departamento de Ciências de Computadores, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

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