Contar Tanques
Durante a Segunda Guerra Mundial, um dos problemas dos Aliados era estimar a capacidade de produção de tanques da Alemanha Nazi. Os serviços de espionagem fizeram uma estimativa, que se mostrou ser bastante exagerada, e foi também pedido a um grupo de matemáticos que resolvessem o problema. Para este fim, foram recolhidos os vários números de série dos tanques inimigos capturados. Os números de série das caixas de velocidades foram particularmente úteis porque eram sequenciais e recomeçavam (em 1) a cada mês. Ou seja, as caixas de velocidades indicavam o mês em que foram produzidas e um número sequencial. Isto era útil aos Nazis para controlo de qualidade mas expunha informação aos Aliados. No entanto, os Aliados capturavam apenas alguns dos tanques produzidos. Como saber qual a produção num dado mês?
Suponhamos que os números de série dos tanques capturados num mesmo
mês eram os números
Os matemáticos mostraram que a melhor estimativa da produção de tanques,
dada uma sequência por ordem crescente de números de série No final da guerra, quando puderam ser analisados os registos da fábrica que produzia as caixas de velocidades dos tanques, constatou-se que o erro obtido por este método era bastante reduzido, geralmente inferior a 20%, contrastando com o das estimativas dos serviços de espionagem, que era da ordem dos 500%. Este método ainda é usado hoje em dia em espionagem industrial. Se uma empresa usa números sequenciais nos seus produtos (carros, computadores ou telemóveis, por exemplo), a concorrência pode facilmente estimar quantos são produzidos recorrendo a este método. TarefaEscreva um programa que, dada uma sequência não vazia de números de série por ordem crescente, estima a produção usando a expressão indicada. A produção é um número inteiro, obtido truncando o resultado da fórmula dada para o inteiro mais próximo. Por isso, a fórmula pode ser calculada usando apenas valores inteiros e operações sobre inteiros.InputA primeira linha do input tem um inteiroRestrições
OutputO output tem uma única linha com um inteiro, que é a estimativa da produção, obtida truncando o resultado da fórmula dada para o inteiro mais próximo.
Exemplo 1
Input1 12 Output23
Exemplo 2Input3 4 9 14 Output17
Exemplo 3Input3 4 9 15 Output19
Exemplo 4Input3 4 9 16 Output20
ToPAS'2025 |