Contar Tanques


image imagem

Durante a Segunda Guerra Mundial, um dos problemas dos Aliados era estimar a capacidade de produção de tanques da Alemanha Nazi. Os serviços de espionagem fizeram uma estimativa, que se mostrou ser bastante exagerada, e foi também pedido a um grupo de matemáticos que resolvessem o problema.

Para este fim, foram recolhidos os vários números de série dos tanques inimigos capturados. Os números de série das caixas de velocidades foram particularmente úteis porque eram sequenciais e recomeçavam (em 1) a cada mês. Ou seja, as caixas de velocidades indicavam o mês em que foram produzidas e um número sequencial. Isto era útil aos Nazis para controlo de qualidade mas expunha informação aos Aliados. No entanto, os Aliados capturavam apenas alguns dos tanques produzidos. Como saber qual a produção num dado mês?

Suponhamos que os números de série dos tanques capturados num mesmo mês eram os números s1<s2<<sk (portanto, os valores si estão por ordem crescente). Uma primeira estimativa seria tomar sk, o maior número de série de um tanque capturado, como o número de tanques produzidos. Mas, provavelmente, teriam sido produzidos mais, porque a probabilidade de ter sido capturado o último da série é baixa. Uma melhor estimativa é somar a este valor a média dos tamanhos dos intervalos entre números de série consecutivos. Por exemplo, a quantidade de números entre 6 e 9 (que são 7 e 8) é 2=961. Se forem dois números consecutivos, como 4 e 5, o tamanho do intervalo é 0=541. Para o primeiro número da série, consideramos que o anterior é 0. Por exemplo, se o primeiro número for 2, o tamanho do intervalo inicial é 1=201.

Os matemáticos mostraram que a melhor estimativa da produção de tanques, dada uma sequência por ordem crescente de números de série s1,,sk (com k1), e considerando s0=0, é dada pela seguinte expressão (onde denota um somatório):

sk+i=1k(sisi11)k

No final da guerra, quando puderam ser analisados os registos da fábrica que produzia as caixas de velocidades dos tanques, constatou-se que o erro obtido por este método era bastante reduzido, geralmente inferior a 20%, contrastando com o das estimativas dos serviços de espionagem, que era da ordem dos 500%.

Este método ainda é usado hoje em dia em espionagem industrial. Se uma empresa usa números sequenciais nos seus produtos (carros, computadores ou telemóveis, por exemplo), a concorrência pode facilmente estimar quantos são produzidos recorrendo a este método.

Tarefa

Escreva um programa que, dada uma sequência não vazia de números de série por ordem crescente, estima a produção usando a expressão indicada. A produção é um número inteiro, obtido truncando o resultado da fórmula dada para o inteiro mais próximo. Por isso, a fórmula pode ser calculada usando apenas valores inteiros e operações sobre inteiros.

Input

A primeira linha do input tem um inteiro k, que indica a quantidade de números de série disponíveis. Cada uma das k linhas seguintes também tem um inteiro, que representa um número de série si (para i=1,,k). Os números de série ocorrem por ordem crescente.

Restrições

  0<k<1000 Quantidade de números de série
  0<si<1000 Um número de série (para i=1,,k)

Output

O output tem uma única linha com um inteiro, que é a estimativa da produção, obtida truncando o resultado da fórmula dada para o inteiro mais próximo.

Exemplo 1

Input

1
12

Output

23

Exemplo 2

Input

3
4
9
14

Output

17

Exemplo 3

Input

3
4
9
15

Output

19

Exemplo 4

Input

3
4
9
16

Output

20



ToPAS'2025