Introdução à Programação (B) (2017/2018)

Lista de exercícios

Artur Miguel Dias



Prática 02 (Semana de 25/set/2017 - 2)

Sumário: Introdução à utilização do sistema Mooshak. Exercícios 6, 7.



Introdução ao Mooshak

Esta aula constitui uma introdução ao Mooshak, um excelente sistema de avaliação automática de programas desenvolvido na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O Mooshak foi inicialmente desenvolvido para suporte de competições de programação, mas atualmente também é usado para apoio a aulas em diversas escolas do nosso país.

Para usar o sistema você precisa duma password que lhe será atribuída pelo docente das práticas. Nunca perca a password porque todas as semanas haverá pelo menos um programa para submeter no Mooshak e, além disso, no final do semestre o trabalho final também será para submeter no Mooshak. Também não revele a sua password a ninguém pois isso seria equivalente a divulgar publicamente a sua solução do trabalho final, o que seria considerado fraude.

Para a aula prática de hoje foi preparado este concurso com dois problemas. Cada problema vale três pontos. No final da aulas veja no Ranking quantos pontos conseguiu obter.

O Mooshak é exigente: O Mooshak só atribui pontos a soluções que estejam rigorosamente corretas. Por exemplo, basta a diferença dum espaço em branco ou duma mudança de linha numa solução, para essa solução ser rejeitada. Mesmo assim, nos casos em que o programa está praticamente certo e há apenas pequenos problemas de apresentação, o Mooshak tem a simpatia de avisar que se trata apenas dum "Presentation error". Nestes casos ficamos a saber que o que falta corrigir é verdadeiramente simples.

Segurança: Saiba que há três maneiras de fechar em segurança uma sessão no Mooshak: fazer logout no Mooshak; ou fechar o browser; ou fazer "Terminar sessão" ("Log off") no Windows.


  • A : 6 - Submeta no problema A o seguinte programa que contém alguns erros de sintaxe:

    Analise as mensagens de erro, corrija os erros e volte a submeter o programa.


  • B : 7 - Considere o seguinte programa:

    Tire conclusões. Repare que é preciso ter cuidado com pequenos detalhes: por exemplo, uma mudança de linha "\n" a mais ou a menos no output, é suficiente para um programa ser rejeitado (neste caso com o erro "Presentation Error").