Introdução à Programação B (2018/2019)

Lista de exercícios

Artur Miguel Dias



Prática 03 (Semana de 01/out/2018-1)

Sumário: Primeiros programas. Exercícios de 8 a 13.



Nos exercícios desta aula, e de todas as aulas, escreva sempre pelo menos mais uma função, para além da função main. Escrever todo o programa dentro da função main é quase sempre má ideia, porque o programa fica difícil de perceber.

A ideia destas primeiras aulas práticas é programar usando como inspiração os exemplos que aparecem no final da teórica 01 e do início da teórica 02. Não tenha qualquer problema em copiar as ideias desses exemplos. É mesmo isso que se pretende, nesta fase inicial em que mal se começou a apresentar a matéria de forma organizada e sistemática.

Uma das funções da aula teórica 2 foi copiada para aqui, apenas com o intento de o ajudar a inspirar-se na resolução dos problemas desta aula:

Solução do problema do cubo


  • 8 - Como sabe, o som propaga-se no ar à velocidade de 340m/s. Escreva um programa que determine a que distância se encontra uma trovoada.

    A entrada do programa é o número de segundos que separam o momento do relâmpago do momento do trovão.

    Nas contas, use só números inteiros e apresente o resultado em metros.


  • C : 9 - Escreva um programa que receba três números inteiros correspondentes a um número de horas, minutos e segundos e converta esse período de tempo para segundos.

    Nas contas, use só números inteiros.


  • 10 - Escreva um programa que receba um tempo em segundos e escreva esse tempo sob a forma de horas, minutos e segundos. Por exemplo, 1000000 segundos equivalem a 277 horas, 46 minutos e 40 segundos.

    Para lá da função main, escreva mais três funções: uma para extrair o número de segundos dum tempo (um valor até 59); outra para extrair o número de minutos (outro valor até 59); e outra para extrair o número de horas (um valor sem limite). Apresente os resultados no formato que quiser.

    Nas contas, use só números inteiros.


  • 11 - Escreva um programa que permita determinar a altura dum precipício a partir do número de segundos que demora a ver-se uma pedra a chegar lá a baixo. É o observador que atira a pedra.

    Assuma que a aceleração da gravidade no local da experiência é a=9.8m/s2. Saiba também que a fórmula que dá a distância percorrida em função do tempo é d=0.5*a*t2.

    Faça com que o seu programa leia um número inteiro (representando segundos), mas responda com um número real (representando metros).


  • D : 12 - Considere um paralelepípedo retângulo (ou seja, um ortoedro) de comprimento a, largura b e altura c. Usando só números reais, escreva um programa com várias funções que produza a seguinte informação:
  • 13 - Escreva um programa que permita determinar a altura dum precipício a partir do número de segundos que demora a ouvir-se uma pedra chegar lá abaixo. É o observador que atira a pedra.

    Este problema é semelhante ao exercício 11, simplesmente o sentido da visão é substituído pelo sentido da audição.

    Comentário: Este problema obriga a pensar um pouco. A melhor abordagem consiste em escrever um sistema de equações e resolvê-lo em ordem à variável "distância". Só depois podemos escrever o programa. Repare que "programar" não é só escrever código. Resolver o problema também faz parte da tarefa do programador.