Introdução à Programação B (2018/2019)

Lista de exercícios

Artur Miguel Dias



Prática 05 (Semana de 08/out/2018-1)

Sumário: Primeiros programas com instruções condicionais. Exercícios 14 a 16.



Sobre o feriado do dia 5/out, uma 6ª-feira

Alguns alunos vão perder a aula prática 04 por causa do feriado. Certamente que alguns tentarão ir aos turnos de 5ª-feira, especialmente ao P7 no final do dia, onde costuma haver algum espaço.

Contudo, a maioria dos alunos dos turnos de 6ª-feira vai mesmo perder a aula prática 04. Recomenda-se que esses alunos resolvam no início da prática 05 o problema 15 da prática que não tiveram (é o problema mais importante da aula 04).



Em todos os exercícios desta aula, os programas têm de tomar decisões usando a instrução if. A última função da aula teórica 1 foi copiada para aqui, para servir de inspiração:

Solução do problema do módulo


  • 14 - Escreva um programa que permita achar o máximo entre dois valores inteiros.

    A escolha do valor maior deve ser efetuada numa função chamada maximo.


  • E : 15 - Sejam a,b,c, valores reais, supostamente comprimentos dos lados dum triângulo. Escreva uma função chamada triangle_type que receba os tamanhos dos lados e produza: Um triângulo próprio é um triângulo com área superior a zero. Em particular, o comprimento de todos os lados tem de ser superior a zero.

    Repare que, também, o comprimento de cada lado tem de ser estritamente inferior à soma do comprimento dos outros dois; só assim se garante que os lados definem um polígono fechado com área superior a zero.

    Depois de escrita a função triangle_type, integre-a num programa que peça ao utilizador os valores e mostre o resultado no ecrã.

    Ajuda: Repare que pode usar diversos ifs encaixados uns nos outros, com a seguinte estrutura:


  • 16 - A nota final não arredondada da disciplina IP-B é um número real. No caso dos alunos que fazem a cadeira por testes, essa nota é calculada com base nas seguintes notas parcelares, todas valores reais entre 0 e 20 valores: Para um aluno ser aprovado por avaliação contínua, há dois requisitos:
    1. A nota do projeto tem de ser igual ou superior a 9.5 valores.
    2. A média dos dois testes tem de ser igual ou superior a 9.5 valores.
    Escreva um programa que leia as três notas parcelares dum aluno e que:

    Para calcular a nota final não arredondada escreva uma função com três argumentos reais e resultado real. Para calcular a média dos dois testes escreva outra função com dois argumentos reais e resultado real. Finalmente, tome todas as decisões e escreva o resultado dentro da função main.