Introdução à Programação B (2017/2018)

Lista de exercícios

Artur Miguel Dias



Prática 07 (Semana de 16/out/2017-1)

Sumário: Exercícios de 21 a 24.



  • H : 21 - Escreva um programa para somar uma sequência de números inteiros. O programa começa por perguntar qual o número de valores a somar, depois vai lendo os sucessivos valores enquanto faz as contas, e no final escreve o resultado. Organização do programa: uma função real chamada "ler_e_somar" que faz o que o seu nome indica. A função "main" pede o número de valores a somar e chama a função "ler_e_somar". Para não perder tempo, use como ponto de partida o código abaixo.

    Observação: Ao ler números, o scanf salta automaticamente espaços em branco e mudanças de linha. Portanto, para o scanf é indiferente se o utilizador introduz os números todos na mesma linha ou usando linhas diferentes.


  • 22 - Escreva um programa para tabelar o polinómio ax2+bx+c num dado intervalo [limInf, limSup] para um determinado número de pontos numPontos (superior a 1). O programa pede ao utilizador os valores reais a, b, c, limInf, limSup e o valor inteiro numPontos.

    A tabela produzida deve ter o seguinte aspeto (se a=0.0, b=1.0, c=0.0, limInf=0.0, limSup=1.0, numPontos=5):

    Organização do programa: uma função real para avaliar um polinómio num ponto; uma função void com 6 argumentos para calcular e escrever a tabela; função "main" que pede os dados e chama a função que escreve a tabela.

    Use o seguinte ponto de partida:


  • I : 23 - Escreva um programa para achar as raízes da equação quadrática ax2+bx+c=0 (a ≠ 0). O programa pede ao utilizador os valores reais a, b, c. Responde dizendo qual o número de raízes (0, 1 ou 2) e quais os valores dessas raízes. No caso de haver 2 raízes, elas devem ser escritas por ordem crescente.

    Relembre a fórmula resolvente da equação quadrática aqui.

    Escreva um programa bem organizado, com várias funções: (1) uma função para a fórmula do discriminante; (2) outra função que determina quantas são as raizes; (3) outra função que calcula a raiz da esquerda; (4) outra função que calcula a raiz da direita; etc.


  • 24 - Escreva um programa para avaliar um polinómio de grau n num dado ponto x. O programa começa por pedir o valor de x e depois o valor de n. Depois pede os diversos coeficientes do polinómio, a começar no coeficiente de maior grau.

    Use o seguinte ponto de partida: