Introdução à Programação B (2018/2019)

Lista de exercícios

Artur Miguel Dias



Prática 08 (Semana de 15/out/2018-2)

Sumário: Problemas explorando os tipos char e double. Exercícios 25 a 29.



Validação dos dados de entrada?

Por vezes os alunos perguntam se, nos nossos exercícios, os dados de entrada devem ser validados. A não ser que tal seja pedido explicitamente em algum exercício, de forma geral a resposta é não!

Não queremos gastar tempo na validação dos dados, que seria sempre igual, sempre rotineira. Como estamos a aprender, precisamos de aplicar o máximo do nosso tempo a resolver as partes interessantes e instrutivas dos problemas.

O utilizador dos nossos programas está avisado: se introduzir dados absurdos num programa, então obterá resultados absurdos, e isso será responsabilidade do utilizador.



  • 25 - Estes problemas são para serem resolvidos no quadro, com o docente a orientar a discussão. São os alunos que devem propor soluções para o docente escrever no quadro.
  • J : 26 - Escreva um programa que leia um simples caráter c a partir do teclado e, depois, escreva o seguinte: Para ler e escrever carateres usa-se o designador %c, tanto no printf como no scanf.

    Para se inspirar na resolução deste problema, olhe para a seguinte função, copiada da aula teórica 4:

    Para testar se uma letra c é minúscula use a expressão: 'a' <= c && c <= 'z'.

    Para o seu programa ficar bem organizado, para além da função main deve definir pelo menos: uma função para testar se uma letra é minúscula; uma função para testar se uma letra é maiúscula; uma função que implemente a tradução pretendida.

    Use o seguinte ponto de partida:


  • K : 27 - Escreva um programa sem input, que escreva todos os carateres com códigos no intervalo [33, 126].

    Deve ser escrito um caráter por linha, e ao lado de cada caráter o respetivo código numérico ASCII. Assim:

    Use o seguinte ponto de partida:


  • 28 - Escreva um programa que, dado um real positivo, calcule e mostre: Procure na aula teórica 4 a tabela de operações disponíveis para os números reais.


  • 29 - Os ângulos são medidos usando uma de duas unidades de medida: graus ou radianos. Os graus dum círculo variam entre 0 e 360. Os radianos dum círculo variam entre 0 e 2*PI.

    Escreva um programa para converter graus em radianos. O programa deve aceitar um número real qualquer, mesmo negativo, e produzir um número real entre 0 e 2*PI.