Introdução à Programação B (2017/2018)

Lista de exercícios

Artur Miguel Dias



Prática 09 (Semana de 23/out/2017-1)

Sumário: Problemas sobre ciclos e funções void. Exercícios 30 a 34.



  • 30 - Escreva um programa que produza um quadrado semelhante ao que se apresenta abaixo. O programa pergunta qual o tamanho do lado. Este problema já foi resolvido na aula teórica 4 para exemplificar o uso de funções-void (funções que não têm como objetivo calcular um resultado mas sim executar acções). Copie o programa e execute-o.
  • L : 31 - Escreva um programa que produza um triângulo semelhante ao que se apresenta abaixo. O programa pergunta qual o tamanho do lado.
  • M : 32 - Escreva um programa que produza um quadrado semelhante ao que se apresenta abaixo. O programa pergunta qual o tamanho do lado.
  • 33 - Eis uma conhecida propriedade da função seno: . O objetivo deste problema é gerar dados experimentais que confirmem esse facto.

    Escreva um programa para tabelar determinados valores da função sin(h)/h. O programa pede o valor inicial de h (um valor real) e o número de linhas da tabela a produzir (um inteiro positivo). Seguidamente produz a tabela, dividindo sempre por 2 o valor de h, por forma a fazer h convergir para 0.

    Para o seu programa ficar bem organizado, para além da função main deve definir uma outra função que escreva a tabela. Como essa função não tem nenhum valor para retornar (pois executa apenas ações), indique void como tipo de retorno.

    Use o seguinte ponto de partida:


  • 34 - Eis o desenvolvimento da função sin em série de Taylor: Escreva um programa para calcular uma aproximação da função sin num ponto x, usando os primeiros n termos da série de Taylor.

    O programa pede os valores de x e n, e escreve dois resultados: o valor exato de sin(x) e o valor aproximado calculado com base na série de Taylor.

    Nota: Depois de escrever o programa, se ele der resultados estranhos, saiba que a aproximação de Taylor só boa apenas num determinado intervalo centrado em zero. Também tenha cuidado, porque o valor de fatorial(13) já não cabe numa variável inteira (como estamos a fazer contas com números reais, então não faz mal usar números reais para calcular o fatorial).

    Use o seguinte ponto de partida: