Introdução à Programação B (2017/2018)

Lista de exercícios

Artur Miguel Dias



Prática 18 (Semana de 20/nov/2017-2)

Sumário: Matrizes. Exercício 51.



Resolva o exercício 51 só depois de terminar todos os exercícios da aula prática anterior, sobre ficheiros.



  • 51 - Matrizes. Complete o programa, escrevendo as quatro operações que faltam: igualdade, pesquisa, soma e transposição. Estas operações podem ser programadas adaptando soluções já conhecidas para vetores unidimensionais.

    Estude e aproveite bem o tipo Int2, porque ele ajuda a lidar com as duas dimensões das matrizes. Note que a componente x de Int2 refere-se à dimensão horizontal da matriz e a componente y de Int2 refere-se à dimensão vertical da matriz.

    Nos ciclos sobre matrizes é habitual percorrer cada matriz de cima para baixo, e cada linha da esquerda para a direita, usando dois ciclos for, com o segundo ciclo aninhado no primeiro ciclo. Para se percorrer a matriz linha a linha, o for exterior tem de se referir à dimensão vertical da matriz (componente y) e o for interior tem de se referir à dimensão horizontal da matriz (componente x).

    Em Matemática é habitual indicar as dimensões das matrizes através do número de linhas e o número de colunas. Contudo, neste programa estamos a indicar as dimensões das matrizes pela ordem inversa, através da largura e da altura. Este segundo estilo é muito usado no contexto do processamento de imagens.