Linguagens e Ambientes de Programação (2022/2023)

Regras de Avaliação

Artur Miguel Dias



Elementos de avaliação

Eis os elementos de avaliação, com indicação dos pesos na nota final: Todos os elementos elementos de avaliação são cotados até 20 valores.

Os testes e exame são presenciais e não é permitido o uso de instrumentos eletrónicos.

Os testes e exame têm consulta limitada. Os alunos podem trazer uma (1) folha A4 com apontamentos, escrita ou impressa dos dois lados. No topo superior esquerdo da frente da folha escreve-se o nome abreviado do aluno e o respetivo número.

Nos projetos práticos, não há nota mínima. Os projetos são efetuados por grupos de dois alunos. Poderão haver discussões de alguns projetos para alguns grupos.

Notas das componentes prática e teórica

A nota da componente prática é definida como: A nota da componente teórica é definida de duas formas diferentes, consoante a forma da nota ser obtida:

Frequência

Para obter frequência é necessário que: A frequência é um elemento indispensável para obter aprovação nesta cadeira. No caso de alunos ERASMUS interessados em fazer a cadeira LAP, é possível fazer os projetos à distância.

Aprovação e Nota final

A aprovação na cadeira é determinada pela seguinte condição:

Em caso de aprovação, a nota final calcula-se assim:

As notas intermédias são arredondadas para duas casas decimais. A nota final é arredondada para um número inteiro.

Validade da frequência obtida neste ano

A frequência obtida no ano letivo corrente será valida no próximo ano letivo, pelo menos.

Frequências dos anos anteriores

Todas as frequências obtidas nos anos anteriores são válidas no ano letivo corrente e as respetivas notas da parte prática transitam automaticamente. Também se permite fazer melhoria da nota da parte prática (realizando todos os projetos práticos), no caso de alunos ainda não aprovados.

Componente teórica do ano anterior

Tendo sido obtida, no ano letivo anterior, nota positiva na componente teórica mas nota negativa na componente prática, o aluno pode solicitar que a nota positiva transite para o ano letivo corrente. Para aproveitar esta possibilidade é preciso fazer um pedido explicito ao docente. O que transita é a nota teórica global e não a nota de testes individuais. Esta possibilidade só se aplica a notas do ano letivo anterior e não a notas de anos letivos mais antigos.

Fraude

Qualquer tipo de fraude em qualquer elemento de avaliação implica a impossibilidade de fazer a cadeira no ano lectivo corrente (mesmo que haja exames marcados).