Linguagens e Ambientes de Programação (2015/2016)



Teórica 26 (06/jun/2017)

Escolha duma linguagem de programação.
Qualidade duma Linguagem de Programação
Discussão sobre as linguagens usadas na disciplina.

Escolha duma linguagem de programação

A escolha duma linguagem de programação para usar num projeto de programação depende de muitas circunstâncias. Em contextos diferentes deve dar-se maior ou menor importância a diferentes aspetos, e pode ser preferível usar uma determinada linguagem em vez de outra. Em algumas situações é conveniente usar mais do que uma linguagem.

As características das próprias linguagens são um dos fatores mais importantes a levar em conta. No entanto, há que saber que, com a passagem do tempo, as linguagens mais usadas tendem a evoluir e a libertar-se de algumas das suas restrições iniciais. Há uma tendência para as linguagens evoluirem no sentido de suportar programação multiparadigma e para as linguagens mais lentas terem a sua implementação otimizada e ficarem mais eficientes.

Por exemplo: a úmtima versão do Java já suportar programação funcional em alguma medida; a linguagem PHP também ganhou suporte para programação funcional; a linguagem CamlLight ganhou classes e objetos e passou a chamar-se OCaml; foi criada uma versão do C com classes e objetos chamada C++; foi criada uma versão do JavaScript chamada TypeScript com tipificação estática, mais adequada ao desenvolvimento de projetos grandes; a linguagem JavaScript era lenta mas agora existem implementações muito rápidas; etc.


Qualidade duma Linguagem de Programação

Revisitar a aula teórica 1.


Discussão sobre as linguagens usadas na disciplina

OCaml

C

JavaScript



#50