Objectivos e descrição
A disciplina ensina a construir aplicações multimédia de complexidade média. São abordados os diferentes tipos de informação multimédia e a sua representação computacional. Analisam-se os paradigmas dominantes para estruturação de informação. Estudam-se e experimentam-se bibliotecas de suporte à programação, no âmbito de aplicações que envolvem manipulação e processamento de informação.
Saber
- As características principais dos diferentes tipos de informação.
- Os mecanismos de estruturação mais relevantes.
- Os paradigmas de autoria existentes.
- As características das bibliotecas de suporte para construção de aplicações.
- Algoritmos de processamento de sinal.
Fazer
- Escolher o formato mais apropriado para um determinado tipo de informação.
- Definir a estrutura subjacente a uma aplicação multimédia.
- Programar bibliotecas para análise, processamento e visualização.
- Programar algoritmos de processamento.
- Programar aplicações multimédia.
Soft Skills
- Saber pesquisar e identificar a informação relevante numa área emergente.
- Entender o carácter multidisciplinar da disciplina.
- Capacidade para gerir e desenvolver parcialmente um projecto multimédia.
- Capacidade para comparar o trabalho prático com aproximações existentes.
Programa
-    Informação Multimédia
            - Informação estática e informação dinâmica
- Texto, imagens, áudio, vídeo
- Formatos e normas de representação, compressão e transmissão
 
- Ferramentas de autoria: paradigmas e exemplos práticos
- Arquitecturas de software e modelos de objectos para multimédia
- Análise, processamento e visualização de informação
- Pesquisa, recuperação e reutilização
- Perspectivas futuras em computação multimédia
Aulas Práticas e Atendimento
Enunciado do trabalho prático.| Turnos práticos | ||
| Sexta-feira | 11h-13h | Nuno Correia | 
| Sexta-feira | 14h-16h | Nuno Correia | 
| Atendimento/dúvidas | ||
| Sexta-feira 16h ou marcação por email. | ||
Avaliação
Dois testes sem consulta (50%) + Componente prática com dois momentos[1. Especificação + Estado Arte 2. Código+Relatório] (50%)
Nota mínima: 9.5 a cada uma das componentes.
| Testes | ||
| Teste 1 | 22/4/2025 | Presencial | 
| Teste 2 | 7/6/2025 | Presencial | 
Bibliografia
Acetatos das aulas disponíveis no Clip.openFrameworks e OpenCV.
Multimédia e Tecnologias Interactivas, Nuno Ribeiro, FCA 5ª Edição, 2012.
Tecnologias de Compressão Multimédia, Nuno Ribeiro e José Torres, FCA, 2009.
Fundamentals of Multimedia, Ze-Niam Li, Mark S. Drew, Pearson, Prentice Hall, 2014.
15/7: Estão disponíveis no Clip as notas do
        exame.
      22/6: Estão disponíveis no Clip as notas do
        primeiro teste, segundo teste e trabalho prático. 
      11/6: Estão disponíveis no Clip as notas do
        segundo teste. A revisão dos testes pode ser realizada
        no final das apresentações de dia 16/6.
      28/5: Estão disponíveis no Clip as notas do
        primeiro teste.
      28/5: A data de entrega do projeto foi alterada
        para 12/06.
      22/5: O enunciado do projeto foi atualizado para
        clarificar e simplificar algumas questões. 
      29/4: Esta sexta-feira (2/5) não há aulas de
        Computação Multimédia - nem teóricas, nem práticas. Estou fora em
        serviço. Retomamos na semana seguinte e marcamos o que for necessário
        para recuperar. 
        
Entretanto se tiverem dúvidas do trabalho digam por favor.
      Entretanto se tiverem dúvidas do trabalho digam por favor.
9/3: A sala do turno prático da manhã já está
        atribuída no Clip (120). No Clip estão os slides das aulas e alguns
        testes de outros anos. 
        
Adicionalmente há uma página que tem mais informações e onde vai ser disponibilizado o enunciado do projeto:
http://ctp.di.fct.unl.pt/~nmc/2Semestre2425/cm/cm.html
        
Vamos usar o software openFrameworks disponível para várias plataformas:
https://openframeworks.cc
        
Recomendo a utilização em Windows com VisualStudio mas sao possíveis outras soluções. Por favor preparem o ambiente para a próxima aula prática: IDE e openFrameworks numa diretoria à vossa escolha.
        
Os grupos de trabalho são no máximo de 2 elementos.
        
6/3: Bem-vindos à edição de 2024/2025 de Computação Multimédia.
        
        
      
    Adicionalmente há uma página que tem mais informações e onde vai ser disponibilizado o enunciado do projeto:
http://ctp.di.fct.unl.pt/~nmc/2Semestre2425/cm/cm.html
Vamos usar o software openFrameworks disponível para várias plataformas:
https://openframeworks.cc
Recomendo a utilização em Windows com VisualStudio mas sao possíveis outras soluções. Por favor preparem o ambiente para a próxima aula prática: IDE e openFrameworks numa diretoria à vossa escolha.
Os grupos de trabalho são no máximo de 2 elementos.
6/3: Bem-vindos à edição de 2024/2025 de Computação Multimédia.