Descrição

A disciplina debruça-se sobre os processos de criação e manipulação de gráficos usados sistematicamente hoje em dia, não só para concepção e resolução de problemas concretos, como para comunicação com aplicações informáticas ou para divulgação de informação entre pares. Dado o elevado grau de interacção geralmente envolvido nesses processos, também se torna importante aprofundar o estudo das imprescindíveis interfaces com o ser humano. Com esta disciplina, um aluno terá acesso aos fundamentos das técnicas e aos algoritmos que estão na base da modelação de objectos e geração das respectivas imagens em computador, tanto ao nível da programação de aplicações gráficas interactivas, como ao nível da implementação dos sistemas gráficos.

Objetivos

  • Saber

    • Descrever o pipeline gráfico e identificar as respetivas implicações.
    • Enumerar e descrever as técnicas básicas para modelação baseada em polígonos e atributos de vértices.
    • Identificar os princípios de base na construção da interface com o utilizador.
  • Saber Fazer

    • O aluno deverá ser capaz de usar uma API moderna para criar uma aplicação gráfica que possa ser integrada com aplicações de qualquer outro tipo.
    • O aluno conseguirá traduzir os princípios de conceção duma interface gráfica com o utilizador numa implementação eficiente e com aplicabilidade real.
  • Competências Complementares

    • Capacidade de modelação e abstração.
    • Avaliação teórica da eficiência de uma solução.
    • Elaboração e seguimento de um protocolo experimental para avaliação de uma solução.

Requisitos

  • Bons conhecimentos de programação numa das seguintes linguagens: Javascript, C/C++ ou Java
  • Conhecimentos básicos de álgebra linear, geometria e trigonometria