Descrição
A disciplina debruça-se sobre os processos de criação e manipulação de gráficos usados sistematicamente hoje em dia, não só para concepção e resolução de problemas concretos, como para comunicação com aplicações informáticas ou para divulgação de informação entre pares. Dado o elevado grau de interacção geralmente envolvido nesses processos, também se torna importante aprofundar o estudo das imprescindíveis interfaces com o ser humano. Com esta disciplina, um aluno terá acesso aos fundamentos das técnicas e aos algoritmos que estão na base da modelação de objectos e geração das respectivas imagens em computador, tanto ao nível da programação de aplicações gráficas interactivas, como ao nível da implementação dos sistemas gráficos.
Objetivos
Saber
- Descrever o pipeline gráfico e identificar as respetivas implicações.
- Enumerar e descrever as técnicas básicas para modelação baseada em polígonos e atributos de vértices.
- Identificar os princípios de base na construção da interface com o utilizador.
Saber Fazer
- O aluno deverá ser capaz de usar uma API moderna para criar uma aplicação gráfica que possa ser integrada com aplicações de qualquer outro tipo.
- O aluno conseguirá traduzir os princípios de conceção duma interface gráfica com o utilizador numa implementação eficiente e com aplicabilidade real.
Competências Complementares
- Capacidade de modelação e abstração.
- Avaliação teórica da eficiência de uma solução.
- Elaboração e seguimento de um protocolo experimental para avaliação de uma solução.
Requisitos
- Bons conhecimentos de programação numa das seguintes linguagens: Javascript, C/C++ ou Java
- Conhecimentos básicos de álgebra linear, geometria e trigonometria